Entenda a diferença entre Pinguécula e Pterígio
Tumores que podem se formar nos olhos, as pinguéculas e os pterígios compartilham algumas semelhanças, como o fato de se desenvolverem perto da córnea e estarem relacionados à exposição excessiva ao sol, vento e demais elementos agressivos. Entretanto, são as diferenças que de fato caracterizam estas duas doenças, e é necessário ficar de olhos bem abertos aos sinais de ambas. Confira:
Enquanto a pinguécula comumente não precisa de tratamento, a menos que provoque desconforto, o pterígio frequentemente exige tratamento cirúrgico nos casos onde o tumor cresce ameaçando chegar à pupila, quando provoca mudanças na córnea e leva a astigmatismos altos ou mesmo em casos de irritação frequente ou hiperemia constante (vermelhidão).
Em ambos os casos, quando não cirúrgico, o tratamento é feito através do uso de colírios e pomadas próprios, prescritos pelo médico oftalmologia após avaliação clínica, geralmente para o alívio da vermelhidão e irritação. Para prevenir o aparecimento destes tumores, é recomendado o uso de óculos de sol equipados com proteção contra os raios solares UVA e UVB durante os períodos passados ao ar livre.