O que é Estrabismo?

O que é Estrabismo?

Um distúrbio caracterizado pelo comprometimento do paralelismo entre os dois olhos, o Estrabismo faz com que estes apontem para direções diferentes, e pode ser classificado em convergente (esotropia), divergente (exotropia) ou vertical (hipertropia).

No primeiro caso, um ou ambos os olhos se movem para dentro, na direção do nariz, enquanto na exotropia um ou os dois olhos se deslocam para fora. Já o vertical diz respeito ao quadro onde o deslocamento ocorre para cima ou para baixo, e estes desvios oculares podem ser constantes e ocorrerem sempre no mesmo olho (conhecidos como monoculares) ou alternantes, manifestando-se ora em um, ora no outro olho.

Os desvios ainda podem ser intermitentes, surgindo apenas de vez em quando, ou pseudoestrabismo, quando a perda do alinhamento só é visível em determinadas condições (como em fotografias, por exemplo). A condição pode se manifestar ainda nos primeiros seis meses de vida, sendo causada por diferentes fatores e podendo ser o estrabismo apenas transitório com realinhamento após este período.

Antes de mais nada, é necessário saber que o movimento dos olhos é controlado por seis pares de músculos comandados por nervos cranianos conectados ao sistema nervoso central, e é necessário que estes músculos atuem em equilíbrio e sincronia para que os olhos permaneçam alinhados.

Contudo, fatores como grau elevado de hipermetropia, doenças neurológicas (AVC, paralisia cerebral e traumas), genéticas (Síndrome de Down), infecciosas (meningite), oculares (catarata congênita), o diabetes e até mesmo a hereditariedade são causas comuns para o desenvolvimento de estrabismo, uma vez que podem comprometer este equilíbrio.

O diagnóstico é feito através do teste do reflexo, que avalia se o foco de luz está centralizado nas duas pupilas. Outros exames oftalmológicos, como os de acuidade visual, fundo de olho, oclusão e movimento ocular também podem ser solicitados para que seja possível avaliar o tamanho do desvio e descartar a possibilidade de falso estrabismo, provocado por uma alteração anatômica frequente.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta