O envelhecimento traz consigo algumas doenças degenerativas inerentes ao desgaste e funções de alguns órgãos. Entre esses órgãos estão os olhos, que podem desenvolver alguns problemas na medida em que o paciente envelhece.
A presbiopia é um desses problemas. Também conhecida como vista cansada, ou síndrome do braço curto, ela é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos, ou seja, um processo comum que acomete todos nós, normalmente a partir dos 40 anos de idade.
O processo de envelhecimento é natural e, no caso dessa doença, o cristalino, ou a “lente” do olho, e os músculos que o controlam se degeneram, perdendo aos poucos a sua capacidade de flexibilidade.
O tratamento da presbiopia inclui a correção dos olhos com óculos com lentes que podem ser simples, bifocais, trifocais ou progressivas, ou com lentes de contato, que costumam variar entre +1 e +3 dioptrias, para melhorar a visão de perto.
Qual é a diferença entre a hipermetropia e a presbiopia?
A maior diferença entre presbiopia e hipermetropia está ligada à idade do paciente. Se você tem 40 anos ou mais e começou a notar que seus olhos não focam ao ler textos pequenos e especialmente com pouca luz, como em um restaurante, você provavelmente tem presbiopia, não hipermetropia.
O Hospital de Olhos conta com tecnologias e profissionais que vão te ajudar no diagnóstico e correção dessa doença. Consulte no maior centro oftalmológico do leste de Minas Gerais.