A cirurgia refrativa é um tipo de procedimento cirúrgico refrativo que faz a correção de problemas oculares e a eliminação do uso de óculos, sendo um procedimento realizado com laser de alta precisão e tecnologia.
Ela costuma ser indicada para:
- Hipermetropia, que é a dificuldade de enxergar de perto;
- Miopia, a dificuldade de ver de longe;
- Astigmatismo, dificuldade para ver próximo e longe, sensibilidade a luz.
Apesar de ser um procedimento cada vez mais comum, é fato que as pessoas possuem dúvidas sobre a Cirurgia refrativa por conta dos muitos mitos criados sobre ela.
Acompanhe a seguir o que é mito e o que é verdade a respeito da Cirurgia refrativa:
- A cirurgia só pode ser realizada até uma certa idade – MITO: esse procedimento pode ser realizado após os 18 anos (desde que o grau esteja estabilizado) e pessoas idosas podem fazê-lo, desde que autorizadas pelo oftalmologista;
- É melhor fazer uso de lentes de contato do que a cirurgia – MITO: as lentes de contato auxiliam na melhora da visão temporária, mas podem ocasionar também infecções e inflamações nos olhos, por conta do mau uso;
- Essa cirurgia não é segura – MITO: já há algum tempo esse tipo de procedimento é feito e os resultados obtidos são muito satisfatórios até então, com risco baixo de complicações.
- O procedimento gera muitas dores – MITO: durante a operação é feito o uso de colírios que atuam para reduzir as dores e os desconfortos da cirurgia;
- A cirurgia refrativa trata apenas a miopia – MITO: esse tipo de procedimento cirúrgico, além da miopia, ainda ajuda a tratar os problemas de hipermetropia e de astigmatismo no paciente, gerando melhorias na saúde ocular.
O Hospital de Olhos de Governador Valadares tem a estrutura ideal e profissionais altamente capacitados para realizar esse tipo de procedimento. Agende uma avaliação e conheça mais sobre as vantagens de realizar a Cirurgia Lasik.