Para minimizar os riscos de uma criança desenvolver ou adquirir algum problema nos olhinhos no decorrer da gestação, é possível, hoje em dia, fazer uma breve avaliação sobre a saúde ocular do feto e prevenir alguns problemas.
Rubéola, toxoplasmose e sífilis, doenças que podem acometer a visão do feto, ou até mesmo a formação dos olhinhos, são alguns dos problemas que podem ser detectados durante os exames de pré-natal. O acompanhamento oftalmológico deve ser feito antes mesmo de a criança nascer, pois prevê e dá oportunidade de tratamento antes e/ou após o nascimento.
Na verdade, os cuidados oftalmológicos começam antes da gravidez. Caso seja uma gravidez planejada, a futura mamãe pode manter o cartão de vacinação em dia. No caso da rubéola, por exemplo, é importante que pai e mãe sejam vacinados, para evitar danos ao feto. Quanto à toxoplasmose, a realização do exame faz parte de um conjunto de exames pré-natal.
Se a gravidez veio sem planejar, é bom saber que, durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre de gestação, as mães que tiveram algumas dessas doenças ou outras infecções intrauterinas estão mais sujeitas a transmiti-las, aumentando as chances de o bebê apresentar problemas oftalmológicos.
Certifique-se de estar com o cartão de vacinas e seus exames em dia e acompanhe com seu médico de confiança a saúde ocular do seu bebê.