A hipermetropia é um problema de visão caracterizado pela dificuldade para enxergar objetos que estejam próximos. Mas, por outro lado, pacientes que possuem esse problema conseguem enxergar bem à distância.
Essas pessoas podem apresentar dificuldades em ler um livro ou ver televisão, por exemplo, o que pode trazer muitos transtornos no dia a dia.
A hipermetropia é justamente o oposto da miopia, em que há dificuldade para enxergar as coisas de longe.
Esse problema de visão pode ser ocasionado por diversos motivos, apesar de que na maior parte das vezes, seja causado por conta da herança genética.
Pessoas com dificuldade para enxergar de perto sofrem com o problema porque a luz que entra através das pupilas não foca corretamente na retina, e sim, depois dela.
Aquelas pessoas que possuem olhos menores do que o normal, também sofrem com o problema e as imagens formadas ficam desfocadas.
Para corrigir a hipermetropia, há algumas opções, como:
· Uso de lentes de contato para hipermetropia: elas ajudam a corrigir a visão desfocada para perto, sendo muito utilizadas atualmente
· Cirurgia refrativa: uma outra opção para corrigir o problema da hipermetropia é a realização da cirurgia refrativa, que promove uma correção na córnea e fazem com que as imagens visuais sejam formadas com precisão.
É importante pensar bem no tipo de tratamento ou correção que será utilizada para a hipermetropia no seu caso. Por isso, procure um oftalmologista de confiança. Ele irá avaliar a sua situação por completo e indicar o melhor tratamento.