Você já ouviu falar sobre visão dupla?
A visão dupla ocorre quando alguém vê duas imagens de apenas um objeto, podendo surgir quando a pessoa está com apenas um olho aberto (diplopia monocular) ou quando os dois olhos estão abertos (diplopia binocular).
No caso da visão dupla binocular, ou seja, quando os dois olhos estão abertos, ela desaparece quando se fecha um dos olhos.
Alguns outros sintomas que alguém pode estar sofrendo com visão dupla são a dor nos olhos, fraqueza muscular e olho saliente.
Mas afinal, o que pode ocasionar a visão dupla?
No caso da visão dupla monocular, ela pode acontecer por conta de uma distorção da transmissão da luz através do olho para a retina, que é a estrutura localizada no fundo do olho responsável por detectar a luz.
Em situações como essa, o paciente pode ver até mais de duas imagens, sendo uma com qualidade normal, enquanto que a outra ou as outras têm uma qualidade muito baixa.
As causas mais comuns da visão dupla monocular são catarata (opacidade do cristalino), erro de refração não corrigido, cicatrizes da córnea, problemas com o formato da córnea e cristalino deslocado.
Já a visão dupla binocular pode indicar que os dois olhos não estão apontando da forma certa para o mesmo objeto.
Assim, as pessoas que sofrem com esse problema veem uma única imagem, entretanto, cada olho tem a recepção própria da imagem.
Existem muitas causas da visão dupla binocular, tais como paralisia dos nervos que controlam os músculos responsáveis por movimentar os olhos, obstrução mecânica do movimento ocular e a miastenia grave.
Mesmo que a visão dupla, monocular ou binocula, seja apenas temporária, deve-se procurar um oftalmologista para que ele possa avaliar o caso, examinar e tratar o problema.