Você sabia que quem tem diabetes corre sérios riscos de ter a saúde ocular afetada?
Apesar de os problemas de visão serem uma das consequências da diabetes descompensada, mais de 60% dos diabéticos deixam de fazer exames oculares anualmente.
O check-up ocular é indispensável para que os pacientes diabéticos não deixem de enxergar devido a complicações da doença.
Para quem realiza esse tipo de check-up de forma regular, ano após ano, as chances de reduzir o risco da perda de visão são superiores a 90%.
Isso tudo porque um paciente com diabetes corre o risco de ter a visão comprometida a qualquer momento, ainda mais quando a doença está descontrolada.
Esse risco é causado porque a retinopatia diabética, que é a lesão na retina ocasionada pela doença, pode ser assintomática no início, o que significa que a visão não é alterada e, por isso, o paciente não percebe o problema.
Com o check-up ocular, é possível dilatar a pupila e realizar o exame de fundo de olho, mapeamento de retina, que irá ser importante para a detecção de possíveis vasos sanguíneos que estejam próximos de romper e causar uma hemorragia no olho por exemplo.
Dessa forma, com esse tipo de exame preventivo, é possível que um paciente diabético consiga evitar a perda da visão futura.
Quando pontos ou vasos sanguíneos propensos a sofrer um rompimento são detectados, o tratamento com injeções intravítreas de antiangiogênicos ou laser é indicado.
No caso do paciente que já perdeu uma parte da visão, as injeções impedem que a perda ocular continue e que a pessoa com diabetes fique totalmente cega.
Quanto antes identificar e tratar o problema, menos risco de perder a visão o paciente terá.
Por isso, o melhor a se fazer é se prevenir e realizar o exame no período indicado pelo oftalmologista.