O descolamento da retina é uma situação médica, de ordem oftalmológica, que deve ser tratada com atenção e urgência. A situação se caracteriza quando a retina se desprende da superfície interna do globo ocular, acarretando interrupção no fornecimento de nutrientes a essa estrutura e também promovendo a degeneração celular da retina.
E caso a situação não seja tratada com urgência, pode levar à perda definitiva da visão. Para te ajudar a entender como identificar o descolamento da retina, e também como agir nessa situação, elaboramos esse artigo. Acompanhe:
Como identificar?
O aparecimento de flashes luminosos e, também, a sensação de que possui “moscas voando” no campo de visão, podem ser sinais de início de problemas na retina, como o descolamento. Este que não causa nenhuma dor ao afetado, contudo vem acompanhado de visão embaçada o turva, sombras que podem alterar a visão central ou periférica, dependendo do local da retina que foi afetado.
Para diagnóstico o médico fará um exame clínico oftalmológico com as pupilas do paciente dilatadas, incluindo a oftalmoscopia para observar o fundo do olho. Caso não consiga ver o fundo do olho do paciente, poderá ser solicitado um exame de ultrassonografia ocular.
O que fazer?
Ao perceber qualquer tipo de anormalidade na sua visão ou estrutura dos seus olhos, e principalmente se houver suspeita do descolamento da retina, a procura de um oftalmologista deve ser imediata para evitar complicações que poderiam até mesmo levar a perda da visão.
Atualmente 90% dos casos de descolamento de retina são tratados e curados de forma cirúrgica, quando diagnosticados nos estágios iniciais.
Tem dúvidas relacionadas ao assunto? Conte para a gente nos comentários que será um prazer poder contar com a sua interação e te ajudar. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.