Qual a finalidade de dilatar as pupilas durante o exame oftalmológico?

Quem tem o hábito saudável de fazer exames de vistas pelo menos uma vez ano, em algum momento já deve ter tido suas pupilas dilatadas para o médico fazer os exames. Porém, você faz ideia do por quê é necessário fazer isso? Apesar de ser algo que desperta dúvidas, a maioria das pessoas não sabem.

 

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, elaboramos esse artigo. Acompanhe:

 

A dilatação das pupilas, também conhecida como midríase, é fundamental para realização de diversos exames e procedimentos dentro da oftalmologia. Contudo, não é uma regra. Geralmente a dilatação é necessária em pacientes que irão passar por exames de refração, retinografias, tomografia e outros.

 

Além, quando as pupilas estão dilatadas, é possível avaliar melhor as condições do nervo óptico e da retina, o que ajudaria em diagnósticos precoces. Porém, não é possível saber quando o médico irá solicitar ou não essa preparação, portando ao ir ao oftalmologista o recomendável é levar um acompanhante.

 

Quando dilatamos a pupila a nossa visão fica comprometida por algumas horas, e voltar para casa sozinho nessas condições pode ser perigoso.

 

Tem dúvidas ou experiências relacionadas ao assunto? Conte para a gente nos comentários e vamos estimular esse debate tão importante. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta