Os perigos do uso indiscriminado de dispositivos eletrônicos para a visão.

As pessoas estão cada vez mais conectadas aos dispositivos eletrônicos como celulares, tablets, computadores, dentre outros. E é bem possível que você passe grande parte do seu dia olhando para eles, não é mesmo?

 

Diante dessa situação, que é muito difícil de abster, é preciso estar atento à saúde dos seus olhos. Você sabia que a luz emitida por esses dispositivos pode prejudicar a qualidade da sua visão? É sobre esse assunto que abordaremos nesse artigo. Acompanhe:

 

Uso de dispositivos eletrônicos e a visão!

 

O primeiro problema relacionado à visão e o uso de dispositivos com tela está ligado à luz azul-violeta que esses aparelhos emitem. Quando exposta a esse tipo de luz por muito tempo a retina acaba recebendo muita radiação e as células fotorreceptoras sofrerem por fototoxicidade.

 

Um estudo realizado pela Universidade de Toledo em Ohio, EUA, e publicado pelo periódico Nature, revelou que a exposição contínua a esse tipo de luz é capaz de tornar células saudáveis e vitais em versões tóxicas que aceleram o processo de envelhecimento natural dos olhos.

 

Porém, os problemas relacionados a exposição à luz azul-violeta não aparecem da noite para o dia, mas a longo prazo, podendo levar anos até que a pessoa comece a apresentar os primeiros sintomas.

 

Além disso, quando focamos os olhos em um dispositivo móvel, por exemplo, a tendência é de piscarmos menos vezes. Normalmente, para uma boa lubrificação ocular, nós piscamos em média 8 a 10 vezes por minuto. Já quando os olhos estão focados o número de piscadas pode diminuir para uma média de 3 vezes por minuto, o que acaba ressecando os olhos e causando uma sobrecarga ocular e desconforto.

 

Com isso a pessoa pode apresentar sintomas como vermelhidão, coceira e sensação de que tem areia nos olhos.

 

Diante do exposto, a melhor maneira de evitar problemas maiores à visão é a prevenção. Especialistas apontam algumas dicas para ajudar a diminuir os malefícios no uso indiscriminado de dispositivos eletrônicos, são elas:

 

— Procure fazer intervalos de 10 minutos a cada 1 hora que você ficar focado em telas de dispositivos eletrônicos.

 

— Ajuste as configurações da tela do seu dispositivo para que ela se adapte à luz do ambiente. Com isso, você evita que o aparelho emita mais luz do que o necessário, minimizando a exposição ocular.

 

Costuma sentir algum sintoma ocular depois de passar horas diante do celular ou dispositivos afins? Conte pra gente nos comentários e vamos estimular esse debate tão importante. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta