Caso você não utilize lentes oculares corretivas ajustadas ao grau necessário para corrigir sua visão, você não se beneficiará de toda a sua capacidade visual – quando há a necessidade, logicamente – o que prejudicaria a sua qualidade de vida em um primeiro momento. Porém, será que esse ato de usar óculos de grau ou lentes de contato não ajustados corretamente pode prejudicar também a saúde dos seus olhos?
É sobre isso que falaremos nesse artigo. Acompanhe:
Lentes incorretas podem danificar os olhos?
Não! Eu sei que existem muitos mitos que envolvem esse assunto, contudo, usar lentes incorretas não chegam a danificar a estrutura dos nossos olhos. Porém, lentes mal ajustadas podem causar diversos desconfortos e sintomas àqueles que as utilizam.
Vamos supor que você esteja utilizando lentes não ajustadas aos seus olhos. Isso levará a uma deterioração subjetiva da sua visão. Não irá causar danos, mas certamente irá causar estresse aos seus olhos. Isso significa que os seus olhos precisarão trabalhar mais para tentar alcançar o foco perfeito.
Com isso, a pessoa poderá sentir dores de cabeça, dores no pescoço, tonturas e até mesmo começar a enxergar imagens duplicadas. Além disso, é possível que a pessoa também sinta ardência e coceira nos olhos.
O problema é que o indivíduo nem sempre percebe que não está usufruindo de todo o seu potencial visual e acaba se acostumando com essa situação. Isso ocorre, por exemplo, quando compramos lentes corretas, mas que com o tempo se tornam ineficientes e a pessoal não realiza outro exame oftalmológico achando que está tudo bem.
Portanto, apesar de não haver danos aos olhos, há danos a sua qualidade de vida. E nesse sentido, o recomendável é visitar o seu oftalmologista para exames de rotina pelo menos uma vez ao ano.
Tem dúvidas ou sugestões relacionadas ao assunto? Compartilhe conosco nos comentários que será um prazer poder contar com a sua interação e te ajudar. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.