No intuito de identificar problemas oculares de forma precoce, para poder conduzir um tratamento adequado e evitar até mesmo a perda da visão, fazer o teste do olhinho em bebês logo após o nascimento é mais do que importante, é uma regra.
Porém, você sabe como o teste do olhinho é feito e quais as doenças que ele pode identificar? Caso não, você está no lugar certo. Acompanhe abaixo a resposta para essas dúvidas:
Como é feito o teste do olhinho?
O teste do olhinho é um exame simples, rápido e indolor. Ele basicamente será conduzido por meio de um feixe de luz que será direcionado aos olhos do bebê. Com o feixe de luz direcionado aos olhos do recém-nascido o médico irá observar se é formado um reflexo vermelho, que indicaria que os olhos estão saudáveis para o seu desenvolvimento. Esse feixe é muito parecido ao fenômeno que acontece nas fotografias.
Esse reflexo vermelho só aparece quando o eixo óptico está totalmente livre, ou seja, sem nenhum obstáculo que impeça a entrada ou a saída de luz pela pupila. Evidenciando assim as condições saudáveis dos olhos.
Quais doenças são identificadas pelo teste do olhinho?
O teste do olhinho consegue identificar qualquer anormalidade ocular que cause a obstrução no eixo visual. Dentre as doenças que podem ser evidências pela obstrução do eixo visual podemos citar a catarata, glaucoma congênito, retinoblastoma, opacidades congênitas de córnea, tumores intraoculares, inflamações intraoculares ou hemorragias intra-vítreas.
Tem dúvidas ou experiências relacionadas ao assunto do nosso artigo? Compartilhe conosco nos comentários que será um prazer contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.