Popularmente conhecido como vesguice, o estrabismo é uma doença ocular que se caracteriza pela incapacidade de ambos os olhos fixarem em um mesmo ponto ao mesmo tempo.
As suas causas e opções de tratamento podem ser diversas e é sobre isso que abordaremos nesse artigo. Acompanhe:
Causas
Antes de conhecermos as possíveis causas, precisamos entender porque o estrabismo ocorre.
Nossos olhos são compostos por 6 pares de músculos comandados pelo nosso cérebro e que operam mantendo o alinhamento correto dos olhos. Contudo, alguns fatores podem interferir no controle desses músculos, causando o estrabismo.
A primeira causa que pode desencadear o problema é a genética, ao constatar a doença logo no nascimento. Além disso, fatores como dificuldades motoras de controlar o movimento dos olhos, doenças neurológicas, como o AVC, baixa visão e grau elevado de hipermetropia também podem desencadear o problema.
Tratamentos
Em bebês, o tratamento costuma ter mais assertividade e a cirurgia pode ser realizada em crianças a partir do primeiro ano de vida. Além disso, também pode ser utilizado como tratamento um tapa-olho no olho saudável, evitando a supressão e a ambliopia, mais conhecidas como vista preguiçosa.
O oftalmologista poderá recomendar, também, o uso de lentes corretivas que ajudarão no processo de correção do alinhamento ocular.
Em adultos, o tratamento pode ser conduzido com o uso de lentes corretivas e, se necessário, cirurgia de correção.
É preciso ter em mente que o estrabismo pode ser corrigido em qualquer idade, contudo, quanto antes iniciado o tratamento, melhores serão as chances de total recuperação do olho afetado pela doença.
Por isso, é muito importante que os pais, ao constatarem que seu filho possui esse tipo de desvio ocular, procurem ajuda com um oftalmologista para o início do tratamento.
Tem dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe nos comentários que responderemos o mais breve possível. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.