Conheça 5 doenças que podem afetar a visão:

Quando pensamos na saúde dos olhos podemos, muitas vezes, desconsiderar que existam doenças ou condições que não estão instaladas nessa estrutura, mas que também podem causar danos a esse órgão e ao sentido da visão.

 

Nesse artigo apresentaremos 5 doenças, que apesar de não serem propriamente oculares, podem levar a baixa acuidade visual. Acompanhe:

 

Diabetes:

 

A Retinopatia Diabética é uma complicação que afeta os vasos da retina, em geral é uma doença bilateral que caso não seja diagnosticada e tratada pode levar à cegueira irreversível. Os principais fatores de risco são o tempo do indivíduo ser portador da doença diabetes e a glicemia descontrolada.

 

 

 

Síndrome de Usher:

 

Associada à cegueira e à surdez, a síndrome de Usher possui origem genética. A cegueira, devido a essa síndrome se dá por danos causados aos cones e bastonetes, células responsáveis por receber e transmitir imagens ao cérebro.

 

Arterite temporal:

 

Também chamada de arterite de células gigantes é uma vasculite que atinge mais frequentemente a artéria temporal, apresenta como sintomas oculares borra-mento visual e baixa acuidade visual súbita. Em alguns casos a vasculite atinge a artéria oftálmica ocasionando neuropatia óptica isquêmica.

 

Toxoplasmose:

 

A toxoplasmose é uma infeção comum em nosso país ela tem como parasita o toxoplasma gondii que tem o gato como hospedeiro definitivo, a transmissão se dá por ingestão de carnes mal cozidas e verduras mal lavadas . Uma parte da população pode apresentar a Uveite por toxoplasmose, que apresentará sintomas como hiperemia ocular e baixa acuidade visual.

Uma outra forma de transmissão seria quando a mãe se contamina na gravidez podendo passar para o feto daí a importância de um pré-natal bem feito, pois a criança pode nascer com problemas oculares.

 

 

HIV:

 

Em pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida estima-se que 70% dos pacientes apresentarão problemas oculares com dano em seguimento anterior e posterior, órbita e anexos oculares.

 

Tem alguma dúvida ou opinião sobre o assunto? Deixe nos comentários que será ótimo contar com a sua interação e poder te ajudar. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta