Glaucoma: uma doença que tem avançado entre os jovens

Mais comum do que imaginamos e com consequências que podem levar a cegueira permanente, o glaucoma é uma doença que deve ser tratada assim que notados os primeiros sintomas com posterior diagnóstico médico.
Nesse artigo ajudaremos você a entender melhor o que é o glaucoma, quais os tipos e seus principais sintomas e quais os tratamentos recomendados. Acompanhe:

O que é?

O glaucoma é uma doença que ocorre nos olhos devido principalmente ao aumento da pressão ocular, que acaba causando danos aos nervos ópticos. Esses danos acabam levando a perda progressiva da visão, e se não tratado, pode levar a cegueira permanente.

Tipos e sintomas

Existem três tipos principais de glaucoma, o de ângulo aberto, o de ângulo fechado e também o congênito. Cada um possui características e sintomas diferentes e abaixo você confere as principais informações que você precisa saber sobre cada um deles:

Glaucoma de ângulo aberto — É o tipo mais comum e representa em torno de 80% dos casos. Nesse tipo a pressão ocular se desenvolve lentamente e com a gradual perda do campo visual. Esse tipo costuma possuir sintomas menos perceptíveis e a pessoa só nota que há algo errado quando começa a perder a visão.

Glaucoma de ângulo fechado — Esse tipo de glaucoma é mais súbito e a percepção do problema é imediata, ocasionando o aumento súbito da pressão ocular acompanhado de muita dor. Os principais sintomas são dores intensas no globo ocular, náuseas e vômitos, inchaço ocular, diminuição da visão e também olhos vermelhos.

Glaucoma congênito: Esse tipo de glaucoma ocorre quando a criança herda a doença, da mãe, durante a gestação. Ele é considerado bastante raro e os principais sintomas são nebulosidades nos olhos, aumentos de um ou dos dois olhos, sensibilidade à luz, lacrimação e olhos vermelhos.

Tratamento

Em todos os tipos de glaucoma o tratamento sempre será feito para tentar diminuir a pressão ocular, essa, motivo da doença. Vale resaltar que os tipos de tratamento também incluem cirurgia ocular e aplicação de um tipo especial de laser e inúmero novos tratamentos a base de micro stents colocados na área do trabeculado.

Alguns tratamentos, na maioria das vezes, são feitos com colírios especiais que devem ser usados diariamente e por toda a vida. Existem diversos tipos de colírio para glaucoma e o médico poderá, até mesmo, indicar o uso combinado de mais de um.

Gostou do nosso artigo sobre glaucoma? Acha que poderíamos acrescentar alguma informação? Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Nossa intenção é a de sempre fazer conteúdos completos e úteis, e para isso, sua opinião importa.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta