Como já foi falado nos posts anteriores, seguir uma alimentação saudável é muito importante, principalmente, para garantir uma ótima qualidade de vida e ajudar na prevenção de diversas doenças que podem aparecer no nosso corpo. Entretanto, hoje iremos comentar de cinco alimentos que combatem a degeneração macular. Confira.
O que é degeneração macular?
Para quem não sabia da existência dessa doença, a mácula se encontra numa pequena área da retina e possui um papel de suma importância na visão. A degeneração macular é uma enfermidade que não causa cegueira, mas afeta a visão central. Geralmente essa doença acontece no envelhecimento, porém, outros fatores podem provocar essa doença, como o histórico familiar, obesidade, radiação solar e fumo. Para combater essa enfermidade, conheça a seguir os alimentos que podem ajudar:
Tomate
O primeiro alimento é o tomate. Este vegetal contém alto nível de Licopeno que previne nas disfunções degenerativas. Ao consumir com regularidade, os riscos de problemas visuais na velhice podem ser reduzidos e seus olhos vão estar protegidos de radiação solar.
Abóbora
Já o segundo alimento é a semente de abóbora. Esta possui zinco e ácidos graxos, fundamentais para a prevenção de enfermidades oculares. Essa semente pode ser colocada em diversas receitas, além disso, protege do envelhecimento precoce.
Frutos-do-mar
O próximo alimento que impede a deterioração da mácula são os frutos-do-mar. Eles contêm os minerais fundamentais para preservar as membranas e ajudam na regeneração dos tecidos dos olhos.
Chá-verde
O quarto da lista é o chá-verde. Além de serem essenciais na perda de peso e no regulamento do colesterol, essa bebida apresenta uma alta contribuição de agentes que evitam os danos provocados por radicais livres e reduz os perigos que provocam a degeneração macular.
Ovo
E por último recomendamos o consumo de ovos, este alimento ajuda a conservar a saúde da visão e é fonte de aminoácidos e de Luteína e Zeaxantina, os principais elementos que protegem os olhos dos impactos do envelhecimento.
Gostou do post? Restou alguma dúvida? Compartilhe suas ideias e dúvidas nos comentários. Até a próxima!