Você sabia que o tabagismo é a maior causa evitável de mortes em todo o mundo? Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, deste hábito, decorrem inúmeras doenças respiratórias, circulatórias, cardíacas ou mesmo ligadas aos olhos. E os riscos são direcionados não apenas aos fumantes ativos, uma vez que o fumo passivo também pode colaborar para o desenvolvimento de problemas em relação à saúde ocular.
Confira: A fumaça liberada pelo cigarro geralmente vai em direção aos olhos, e, repleta de componentes nocivos à saúde, facilita o desenvolvimento de alergias e pode causar degeneração macular relacionada à idade. É comum que os fumantes sintam irritação, coceira ou sensação de corpo estranho, já que o fumo pode alterar a lubrificação da região, e, além da vermelhidão e dos quadros alérgicos característicos, o indivíduo pode desenvolver a chamada Síndrome dos Olhos Secos.
O tabaco também pode prejudicar a transparência do cristalino, o que, a longo prazo, potencializa o processo de opacificação dessa estrutura ocular e resulta, na maioria dos casos, na catarata.
Segundo especialistas, quem fuma tem cerca de três vezes mais chances de desenvolver o problema, e, embora largar o hábito possa diminuir os riscos, a patologia pode aparecer mesmo anos depois da interrupção. Em caso de dúvidas, procure quanto antes um médico oftalmologista!