A Nictalopia, mais conhecida como cegueira noturna, é um fenômeno caracterizado pela incapacidade ou dificuldade dos indivíduos de enxergarem em ambientes com pouca luz. O problema acontece devido a um distúrbio que acomete os bastonetes da retina, as células responsáveis por auxiliar a visão em locais menos iluminados, e causa preocupação em muitos pacientes. Tire suas dúvidas no post de hoje!
Podendo ser congênita ou desencadeada por uma deficiência nutricional, como a falta de vitamina A no organismo, a doença também faz com que os olhos necessitem de um tempo maior para se adequarem à variação luminosa, e, na maioria das vezes, os portadores têm dificuldades em realizar tarefas cotidianas comuns, como dirigir veículos à noite ou mesmo observar as estrelas.
Segundo especialistas, é possível comparar a condição com a sensação de ver o mundo através de um binóculo. Entretanto, a cegueira noturna não é em si uma doença, mas, assim como o Blefarospasmo, um sintoma capaz de apontar a presença de outros problemas de visão, como catarata, miopia e retinose pigmentar.
Por fim, vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental para a identificação das causas e aplicação da forma de tratamento indicada. Por isso, mantenha as consultas com o médico oftalmologista em dia, e, ao menor sinal de problemas, procure o especialista o quanto antes!