Como já falamos por aqui, o Ceratocone é uma patologia ocular decorrente da disfunção que afeta o formato natural da córnea. Os indivíduos costumam receber o diagnóstico durante a puberdade, contudo, também é comum na fase adulta. Mas afinal, quais os tratamentos mais indicados para o problema?
Antes de mais nada, vale dizer que o uso de óculos ou lentes corretivas podem trazer uma melhoria significativa na qualidade da visão, contudo, não é considerado um método tão eficaz quando já se apresentam deformações na córnea. No entanto, cabe ao médico oftalmologista – determinar através da avaliação clínica e da realização de exames específicos, a forma mais adequada de tratamento.
Um dos procedimentos mais utilizados no tratamento do ceratocone é o crosslinking, onde, sob o efeito de anestesia, o paciente é exposto à radiação ultravioleta com o objetivo de tornar a córnea mais rígida. Os implantes de anéis intracorneanos também são considerados boas alternativas, já que, através deles, é possível reduzir a curvatura da córnea e proporcionar a melhoria da visão.
O ideal é manter os exames em dia e realizar consultas regulares com o especialista, afinal, o diagnóstico precoce é indispensável para um tratamento eficaz. Em caso de dúvidas, marque sua consulta.