Você com certeza já passou por essa situação: de repente, algo começa a incomodar a vista. É o famoso cisco no olho, e, apesar de ser uma condição inofensiva, é fundamental saber lidar com ela para que não se torne um risco à saúde ocular. Ações como coçar os olhos ou pedir para que alguém dê aquela sopradinha não são recomendadas, já que podem facilitar a entrada de bactérias e o desenvolvimento de infecções. Mas afinal, o que fazer para resolver o problema? Confira no post de hoje!
O primeiro passo é ficar atento (a) à natureza do incômodo, pois, em alguns casos, você pode apenas estar sentido a sensação de que há um cisco – o que pode indicar alterações mais complexas. A melhor alternativa é lavar os olhos com água em abundância ou mesmo com soro fisiológico.
Manter os olhos fechados durante algum tempo após sua lavagem pode auxiliar na melhora do incômodo, e, para verificar se o cisco ainda está lá, olhe para cima e tracione para baixo a pálpebra inferior, de forma que seja possível visualizar a região inferior do olho (conjuntiva e córnea inferior). Nesta etapa, peça o auxílio de alguém, e, ao persistir a sensação, procure um oftalmologista o quanto antes!