O Teste de Schirmer é indicado para pacientes com suspeita de Olhos Secos, e visa avaliar se a quantidade de lágrimas produzida é suficiente para manter o olho lubrificado. E, por mais que possa ser levemente desconfortável, o exame é indolor e bastante simples. Aliás, o incômodo se faz necessário para que o cérebro libere lágrimas para a aferição pretendida. Confira:
O exame é realizado através da colocação de uma tira de papel especial com uma medida milimétrica impressa na margem da pálpebra inferior, no canto externo dos olhos, e é fundamental que o indivíduo esteja sentado e com a cabeça na posição reta (sem tombá-la para trás ou para os lados). Além disso, o teste não pode ser aplicado em portadores de lentes de contato e em pacientes que tenham instilado colírios ou soro fisiológico até meia hora antes.
Após cerca de quinze minutos as tiras de papel filtro são retiradas, e a quantificação da produção de lágrimas é feita levando em consideração a medida da extensão que ficou úmida. Segundo especialistas, existem dois tipos do teste, sendo o Schirmer I, que mede a quantidade de lágrima total (tanto basal como reflexa) e o II, realizado após a aplicação de gotas de anestésico para a avaliação da produção reflexa através do estímulo à superfície ocular ou mucosa nasal.