Saiba mais sobre as lentes intraoculares

Saiba mais sobre as lentes intraoculares

As lentes intraoculares, também conhecidas como LIOs, são próteses utilizadas para reestabelecer a visão, uma vez que desempenham a função do cristalino quando este se torna opaco devido a patologias como a catarata. O cristalino é a lente natural do olho, e, localizado atrás da íris, é responsável por focar imagens na retina, mas, quando sua função é comprometida, prejudica progressivamente a saúde ocular e pode levar o indivíduo à cegueira.

Semelhantes às lentes de contato comum, porém com um funcionamento diferente, as lentes intraoculares são inseridas dentro do olho, implantadas como substitutas ao cristalino danificado. Com um formato similar a um círculo (porção central corretiva) com duas alças nas extremidades (hápticos), possuem fácil acomodação e desempenham a função de focalizar a luz na retina e tornar as imagens nítidas.  

Atualmente, as LIOs mais utilizadas são feitas de material acrílico dobrável, porém também podem ser encontradas em silicone ou PMMA (polimetilmetacrilato). A maioria possui aproximadamente 0,5cm de diâmetro e são implantadas no olho através de uma pequena incisão de 2mm. Flexíveis, também protegem os olhos dos raios ultravioleta, e, em determinados casos, são utilizadas para a correção de vícios de refração, o que permite ao paciente restaurar a visão através de apenas um procedimento cirúrgico.

O principal objetivo das lentes intraoculares além de substituir o cristalino e tratar a catarata é reduzir a dependência de óculos de grau, algo que incomoda muitos pacientes, e existem vários tipos disponíveis, sendo as monofocais e as chamadas LIOs premium: multifocais, tóricas e multifocais tóricas.

E, enquanto as monofocais permitem a correção do erro refracional esférico, como a miopia e a hipermetropia, apenas para a visão de longe, as multifocais, mais avançadas, apresentam a possibilidade de correção do erro refracional esférico tanto para a visão de longe quanto para a de perto – o que permite aposentar os óculos para sempre.

As tóricas, por sua vez, permitem não apenas a correção do erro refracional esférico como também do “grau de astigmatismo”, e as multifocais tóricas permitem a correção do erro refracional para longe e para perto e do “grau de astigmatismo”. Por fim, vale dizer que este tipo de lente é calculado com base no exame de biometria, e não podem ser indicadas por outro profissional se não o médico oftalmologista. Em caso de dúvidas, marque sua consulta!

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta