Dicas para prevenir a Síndrome da Visão do Usuário de Computador
O mercado de trabalho está em um processo de renovação constante, e cada vez mais pessoas passam os dias diante de um computador. Contudo, o que representa um ganho em otimização pode resultar em sérios problemas de saúde, incluindo os relacionados à visão. Dores de cabeça, rigidez no pescoço e dores nas costas e nos punhos são alguns dos sintomas mais comuns, mas a fadiga ocular, a visão embaçada e o olho seco merecem atenção! Confira:
Negligenciados na maioria dos casos, estes sinais podem indicar o desenvolvimento da chamada “Síndrome da Visão de Computador” (Computer Vision Syndrome, em inglês), e, de acordo com a Associação Americana de Oftalmologia, a CVS é o conjunto de problemas relacionados aos olhos e à visão dos indivíduos que passam longos períodos diante de uma tela diariamente.
Segundo especialistas, o dano ainda se estende aos estudantes que passam horas olhando diretamente para o monitor, comumente em ambientes secos ou com ar-condicionado. Isso faz com que o indivíduo pisque menos, o que representa o ponto de partida para diversos problemas relacionados à saúde da visão. Outros fatores que contribuem para o desenvolvimento desta síndrome são a necessidade de os olhos se moverem em várias posições e ajustarem o foco constantemente (convergência e divergência).
Alguns pontos, como distância, resolução, contraste e brilho da tela devem ser levados em consideração para a prevenção de doenças oculares, e, quanto melhor e maior a resolução, melhor para os olhos. Além disso, é importante que o computador esteja a uma distância confortável, de modo que a parte superior do monitor esteja posicionada ligeiramente abaixo da altura dos olhos. Intervalos periódicos também devem entrar na rotina, e, caso sinta qualquer alteração na visão, procure um oftalmologista o quanto antes!