Você sabia? Imagens da retina podem identificar fatores de risco cardiovasculares
Você conhece o ditado “os olhos são a janela da alma”? Já falamos por aqui sobre como determinados exames oculares, como o de fundo de olho, podem identificar inúmeras doenças, e um novo sistema desenvolvido pelo Google AI e pela empresa Verily Life Sciences possui a capacidade de realizar um verdadeiro raio-x da saúde através de imagens da retina.
Para se ter uma ideia, o programa, chamado AI, é capaz de apontar se uma pessoa possui predisposição a problemas cardiovasculares, como um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), baseando-se na análise de uma retinografia. Um estudo publicado na revista Nature Biomedical Engineering analisou a ferramenta e ressaltou como o software faz a previsão, que, além de imagens da retina, também utiliza um banco de dados de saúde de aproximadamente 284.335 pacientes.
Dentre os principais fatores conhecidos para doenças cardiovasculares estão idade, pressão arterial alta e gênero, e o diagnóstico precoce comumente faz com que o tratamento seja mais eficaz. Segundo o estudo, quando os pesquisadores apresentaram ao algoritmo do AI duas imagens de retina, o programa previu a varredura correta em 70% dos casos, um resultado muito semelhante ao calculador europeu atualmente utilizado, que requer um exame de sangue e prevê corretamente 72% das ocorrências.
Por fim, os desenvolvedores advertem que o software ainda não está pronto para funcionamento e que requer mais pesquisas, e que, acima de tudo, a exatidão das informações disponibilizadas pelo programa não dispensa a avaliação de um médico especialista!