Cuidados com a pálpebra e os cílios para uma boa saúde ocular
É automático: quando passamos por situações de vento forte, poeira ou incidência de raios solares, nossos olhos se fecham como reflexo. E, neste aspecto, tanto as pálpebras quanto os cílios possuem um importante papel na proteção da visão. Mas, como cuidar destes agentes protetores de forma eficiente e garantir uma boa saúde ocular? Confira:
A pálpebra auxilia na umidificação dos olhos, uma vez que possui glândulas em sua margem que produzem uma secreção gordurosa que faz parte da composição das lágrimas. Entretanto, quando esta não é produzida corretamente, se acumula junto dos cílios, causando a blefarite, uma doença ocular que causa coceira, vermelhidão e irritação.
A blefarite é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. No entanto, é possível mantê-la sob controle de forma contínua, através da higiene palpebral, massagem das pálpebras e do uso de colírios e pomadas prescritos pelo médico oftalmologista. Outra patologia muito comum nas pálpebras é o terçol, uma inflamação na mesma glândula causada por uma bactéria.
Já no que diz respeito aos cílios, um dos principais problemas é a “caspa” decorrente da blefarite, mas o uso excessivo de maquiagem também pode levar à queda dos pelos e à irritação dos olhos. Em nenhuma hipótese é permitido dormir com rímel nos cílios, e, para retirá-lo corretamente, utilize produtos próprios para remoção. Por fim, evite sempre coçar os olhos, não compartilhe colírios ou itens de maquiagem, e, em caso de dúvidas, marque uma consulta!