Lentes Intraoculares para o tratamento da Catarata

Lentes Intraoculares para o tratamento da Catarata

Como já falamos por aqui, a catarata é uma doença ocular que consiste na opacificação do cristalino, a lente natural do olho, associada ao processo natural de envelhecimento do organismo. Localizada atrás da íris, esta lente é responsável por focar imagens na retina, contudo, a opacidade dispersa e desfoca a luz, comprometendo a qualidade da visão de forma progressiva e podendo levar à cegueira.

A cirurgia de catarata é um procedimento seguro e reconhecido pelos bons resultados na reversão da cegueira decorrente da patologia, e estima-se que cerca de 400 mil operações do tipo sejam realizadas no Brasil anualmente. Contudo, se há alguns anos o procedimento tinha como objetivo apenas restaurar a visão funcional dos pacientes, hoje também é possível corrigir os erros refrativos através do uso de lentes intraoculares.

Muito semelhantes às lentes de contato comuns, as intraoculares funcionam de forma diferente, uma vez que, ao invés de serem aplicadas sobre a córnea, são inseridas dentro do olho. Em outras palavras, uma lente intraocular (LIO), é implantada para substituir o cristalino dos olhos, que precisa ser removido ao tornar-se turvo, e deste modo, desempenhar sua função de focalizar a luz na parte de trás do olho (ou retina).

As lentes intraoculares são formadas por uma porção central corretiva e redonda com dois hápticos (braços), para que possam se manter fixas ao olho. Podendo ser de PMMA, silicone ou acrílico, a maioria das LIOs possui aproximadamente 0,5 cm de diâmetro, e são implantadas no olho através de uma pequena incisão. Por fim, lembre-se sempre: em caso de dúvidas, consulte um oftalmologista!

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta