Entenda os diferentes tipos de conjuntivite

Entenda os diferentes tipos de conjuntivite

Uma das doenças oculares mais comuns no Brasil, a conjuntivite consiste na inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente que cobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. Pode se desenvolver por decorrência de alergias, bactérias ou vírus, e acomete pessoas de todas as idades. E, principalmente no tempo seco, é fundamental prevenir-se contra o problema e evitar a transmissão para terceiros.

Quando falamos nos diferentes tipos de conjuntivite, a principal diferença entre a forma infecciosa e a alérgica é a coceira. Enquanto no primeiro caso ela não é tão presente, caracteriza-se como o principal sintoma da conjuntivite alérgica. Vale dizer que, nestes casos, recomenda-se evitar coçar os olhos, pois o atrito gerado pode causar traumas e até mesmo levar à deficiência da visão.

A conjuntivite infecciosa é contagiosa e pode durar até três semanas, sendo que a bacteriana possui uma duração mais curta quando tratada corretamente. Dentre os sintomas mais comuns estão os olhos vermelhos e a produção de secreção, o que faz com que os cílios fiquem grudados e pegajosos. A transmissão comumente se dá pelo contato manual ou por objetos contaminados, e o tratamento é feito com o uso de antibióticos.

Já a viral dura em média sete dias, contudo, dependendo do caso pode chegar a quinze ou mais. É extremamente contagiosa, e, além dos sintomas já característicos, como os olhos vermelhos, também pode causar fotofobia e uma sensação intensa de corpo estranho na região ocular. Um fato importante a se destacar é que, dependendo do vírus, pode apresentar sintomas semelhantes ao da gripe.

O tratamento é feito geralmente com lágrimas artificiais e compressas com água filtrada ou soro fisiológico, mas, caso haja complicações, o uso de corticoides e antibióticos pode ser necessário. No geral, a principal recomendação é consultar-se com um oftalmologista o quanto antes, afinal, apenas através de um diagnóstico preciso do tipo de conjuntivite é possível indicar o tratamento mais eficaz. Fique de olho!

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta