Como tratar a Retinopatia Diabética?

Como tratar a Retinopatia Diabética?

Uma pesquisa recente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), analisou três tipos de tratamento indicados para a Retinopatia Diabética, uma patologia ocular que se caracteriza pela lesão na retina causada pela diabetes, e que pode levar o paciente à cegueira.

Segundo os pesquisadores, a doença destrói os vasos sanguíneos, e a retina, sem suprimento sanguíneo, sofre uma espécie de necrose. Dentre os tratamentos comumente aplicados estão o laser tradicional, o uso de medicamentos e o laser de miras múltiplas, e a associação entre os métodos pode ou não ser indicada pelo oftalmologista responsável.

Ainda de acordo com o estudo, o tratamento convencional à laser tem como objetivo eliminar a retina necrótica, o que, muitas vezes, faz com que o indivíduo perca a visão periférica, já que a técnica queima células doentes na margem da retina para preservar a visão principal. Quando o tratamento é realizado apenas com medicamentos, a retina tem uma maior preservação da área periférica, contudo, há casos em que o uso do laser é indispensável.

Por este motivo, identificou-se que pacientes tratados de forma mista, ou seja, com o uso de medicamentos aliado ao de um laser com múltiplas miras, planejadas de forma específica por computador, tiveram suas funções menos prejudicadas. O diagnóstico é feito pelo oftalmologista através de um exame de fundo de olho, que permite a análise de possíveis alterações provocadas pelo diabetes. Outros exames comumente realizados são a Angiografia com fluoresceína e a Tomografia de coerência óptica.

O diabetes é uma doença que faz com que o organismo não utilize ou armazene a glicose de forma adequada, e os altos níveis de açúcar no sangue podem prejudicar os vasos sanguíneos da retina, o que causa a Retinopatia Diabética. Por se tratar de uma doença grave e que pode causar uma severa perda visual caso não seja diagnosticada e tratada o quanto antes, é fundamental realizar o controle dos níveis de açúcar no sangue e realizar visitas periódicas ao oftalmologista!

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta