Fatores de risco para o surgimento do Glaucoma

Fatores de risco para o surgimento do Glaucoma

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é uma das principais causas de cegueira no mundo, sendo que cerca de 66,8 milhões de pessoas possuem a doença e, dessas, quase sete milhões são bilateralmente cegas. Multifatorial, o problema pode ser desencadeado por diversas causas e levar à lesão progressiva do nervo óptico.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, existem fatores determinantes associados ao risco de desenvolvimento da doença, sendo a pressão intraocular elevada o mais importante. Outros aspectos, como idade avançada e histórico familiar, também devem ser levados em consideração, e, uma vez que se apresenta assintomática em suas fases iniciais, é fundamental realizar visitas periódicas ao oftalmologista. Afinal, um diagnóstico precoce garante um tratamento mais eficaz.

Problemas como enxaqueca, miopia, distúrbios do sono e hipermetropia também são comumente considerados como fatores de risco para o glaucoma, contudo, a relação direta entre estes sinais e a patologia ainda não está bem estabelecida. Além disso, lesões anteriores nos olhos podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da doença, e indivíduos negros são mais propensos a desenvolver o glaucoma primário de ângulo aberto em comparação com pacientes de outras etnias. Na dúvida, marque uma consulta o quanto antes!

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta