Astigmatismo: sintomas para reparar em toda a família
Estima-se que cerca de quatorze milhões de pessoas no país sofram com os erros de refração, como Miopia, Astigmatismo, Presbiopia e Hipermetropia. E, dentre eles, o Astigmatismo é um dos mais comuns entre os brasileiros, afetando principalmente crianças em idade escolar, o que caracteriza cerca de 20% dos episódios de baixo rendimento.
O problema causa irregularidades na superfície da córnea, de modo a fazer com que vários focos de imagem sejam criados, embaçando a visão. Diferentemente da Miopia, o Astigmatismo torna difícil enxergar todas as imagens, independentemente da posição (longe ou perto, por exemplo), e para identificar o problema é preciso estar sempre atento (a) a alguns sinais. Confira:
Os principais sintomas que caracterizam este erro refrativo são o cansaço visual (vista cansada e olhos secos), dor de cabeça e náuseas, necessidade de apertar os olhos na tentativa de focar imagens, dificuldades para enxergar à noite e olhos que lacrimejam de forma constante. Destes o cansaço visual é o mais evidente, e, de acordo com um estudo realizado na região Sudeste, cerca de 60% dos pacientes que vão aos consultórios oftalmológicos reclamam do problema.
Por fim, é necessário dizer que a maioria das pessoas possuem mais de um erro de refração, o que faz com que 50% dos míopes, por exemplo, também apresentem sintomas característicos do Astigmatismo. Por isso, ao identificar qualquer um dos sinais listados, consulte um oftalmologista!