Quando a Cirurgia das Vias Lacrimais é indicada?

Quando a Cirurgia das Vias Lacrimais é indicada?

Responsável pelo escoamento da lágrima, o canal lacrimal conecta o olho ao nariz, e sua obstrução pode causar lacrimejamento e/ou secreção ocular, além de muito desconforto. Esta obstrução pode ser congênita, acometendo principalmente recém-nascidos; ou adquirida, que acomete adultos e pode tanto afetar a parte alta da via lacrimal (lacrimejamento) quanto a porção baixa (lacrimejamento e secreção ocular).

No caso da obstrução congênita, o canal lacrimal pode se abrir espontaneamente dentro dos primeiros seis meses de vida do bebê, contudo, passado este período é indicada a realização de um procedimento de sondagem das vias lacrimais. Já a obstrução adquirida causa lacrimejamento e secreção ocular em excesso, e, para estes casos, o tratamento é prioritariamente cirúrgico.

Conhecido popularmente como “cirurgia das vias lacrimais”, o procedimento de Dacriocistorrinostomia é frequentemente indicado para pacientes portadores de obstrução baixa da via lacrimal, e consiste na criação de uma nova via de escoamento da lágrima. A operação pode ser realizada por via externa, através de um corte realizado na base do nariz, ou endoscópica, por dentro do nariz, e geralmente é realizada a entubação da via lacrimal por uma sonda de silicone temporária para que o canal criado se mantenha aberto durante o período de cicatrização.

Por fim, para os casos de obstrução da alta via lacrimal, a nível dos canalículos, o médico oftalmologista poderá recomendar, através da realização de uma análise clínica, a realização de uma Conjuntivodacriocistorrinostomia, que consiste na Dacriocistorrinostomia com a colocação de um tubo permanente que proporciona a ligação entre o olho e o nariz.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta