3 dicas para cuidar da visão nos dias mais frios
Nos dias mais frios, não são apenas a pele e os cabelos que necessitam de cuidados, afinal, sempre é preciso ficar de olho na saúde da visão. As baixas temperaturas propiciam uma maior concentração de pessoas em locais fechados, o que, de acordo com oftalmologistas, aumenta as chances de se adquirir doenças oculares devido a proliferação de micro-organismos.
Um dos problemas mais frequentes é a conjuntivite, contudo, outro desconforto bastante comum é a síndrome do olho seco, devido a baixa umidade. Os sintomas mais frequentes destas patologias são olhos vermelhos, ardor e secreção, no caso da conjuntivite, e ardor e vermelhidão no caso da síndrome do olho seco, sobretudo em ambientes com aquecimento.
Algumas dicas importantes para manter a saúde ocular nos dias mais frios são piscar os olhos com mais frequência, principalmente ao fazer uso de computador, tablets e smartphones, manter os olhos hidratados com colírios lubrificantes (sempre com prescrição oftalmológica), não levar a mão aos olhos, evitar coçá-los, usar lentes de óculos com proteção aos raios UVA e UVB e manter o uso dos óculos de sol mesmo nos dias nublados, já que a incidência da radiação ultravioleta está sempre presente. E claro, faça visitas ao seu oftalmologista regularmente!