Você Sabia?: Entenda o que é Diplopia

Você Sabia?: Entenda o que é Diplopia

Você já assistiu a um filme onde o personagem sente tontura e, ao olhar para um objeto, o enxerga duplicado? Esta é a diplopia, um estado também conhecido como visão dupla. No caso deste exemplo, ela é provocada por um fator temporário, contudo, determinados indivíduos vivem assim constantemente. E, podendo ter diversas origens, o problema pode, inclusive, indicar um caso grave.

Para que possamos perceber as imagens ao nosso redor, os olhos precisam captar a luz e converter os sinais luminosos em sinais nervosos, para que o cérebro os interprete. Ambos os olhos precisam enviar sinais idênticos e coordenados, e, quando algo está em desequilíbrio, todo o processo é afetado, de modo que a informação seja processada de forma errada.

Na diplopia, os olhos não percebem os sinais luminosos da mesma maneira, o que faz com que seja possível que o indivíduo visualize dois objetos ao invés de apenas um. Em outras palavras, o cérebro não consegue interpretar os sinais de forma correta e fundir com perfeição as imagens captadas pelos olhos, o que confere à visão um efeito duplo.

O principal sintoma da doença é a duplicidade, onde o indivíduo enxerga o objeto replicado ou com uma sombra. Mas dor nos olhos, fotofobia, olhos desalinhados, ardência ocular e exoftalmia ou proptose (olhos salientes) também são sinais característicos da visão dupla, e, ao notar qualquer um deles, é extremamente recomendado que procure se consultar com um oftalmologista.

Dentre os fatores responsáveis por causar a patologia, que pode ser monocular (em apenas um dos olhos) ou binocular (em ambos), estão a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, o ceratocone, a catarata, o pterígio, o calázio, problemas na retina, deslocamento de lentes, o estrabismo, o diabetes, danos nos nervos e problemas na tireoide, acidentes vasculares cerebrais, esclerose múltipla, aumento da pressão intracraniana e tumores, e o tratamento leva em consideração a causa diagnosticada para o caso em específico. Por fim, a visão dupla também pode ser de efeito temporário ou transitório devido o consumo de álcool, uso de drogas, cansaço ocular, trauma craniano ou uso de determinados medicamentos.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta