5 exames oftalmológicos para erros refrativos
Um dos procedimentos oculares mais populares, a Cirurgia Refrativa é indicada para a correção dos erros refrativos, como Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia. Contudo, antes da operação alguns exames oftalmológicos se fazem necessários, sendo essenciais tanto para o tratamento quanto para o acompanhamento médico das patologias. Saiba mais sobre os cinco testes mais comuns no post de hoje:
O Teste de Acuidade Visual é simples e comumente realizado nas consultas de rotina com o médico oftalmologista. A certa distância de um painel com letras que iniciam grandes e vão diminuindo de tamanho o paciente deve seguir as orientações do especialista, que troca as lentes até que identifique qual delas proporciona melhor qualidade de visão ao indivíduo.
O exame de Topografia de Córnea avalia a curvatura anterior da córnea através do reflexo digitalizado de anéis concêntricos luminosos, e é indicado principalmente no caso de pacientes que utilizam ou desejam utilizar lentes de contato ou que estejam no período pré-operatório da Cirurgia Refrativa.
A Tonometria Ocular é um exame com duração de aproximadamente cinco minutos que afere a pressão intraocular, sendo indicado principalmente para pacientes com suspeita de Glaucoma. Uma recomendação importante aos pacientes que utilizam lentes de contato é que não as utilizem no dia do exame.
Muito utilizado no pré-operatório da Cirurgia Refrativa, o exame de Paquimetria (óptica e ultrassônica) consiste na medição da espessura da córnea. Rápido e indolor, é realizado por um equipamento que mede esta espessura calculando a média e o desvio-padrão das medidas. No caso dos usuários de lentes de contato, o uso deve ser suspenso por cinco dias.
Já o Mapeamento de Retina é uma análise que leva em consideração dois tipos distintos de exames, sendo a oftalmoscopia binocular indireta (OBI) e a biomicroscopia de fundo. Simples, porém extremamente importante, recomenda-se a realização desta análise anualmente, de modo a diagnosticar precocemente qualquer problema na retina, o que auxilia na efetividade do tratamento e, consequentemente, solução do problema.