4 Alimentos que contribuem para uma boa saúde ocular
Não é segredo que a alimentação atua como uma forte aliada na prevenção e combate a doenças, e com a saúde ocular não poderia ser diferente. A degeneração macular, por exemplo, é uma patologia que pode ser evitada com uma dieta balanceada, independentemente da idade do indivíduo.
Vale ressaltar que, antes de realizar qualquer mudança no cardápio, é fundamental a consulta com um nutricionista. Contudo, no post de hoje elencamos cinco alimentos que contribuem para uma boa saúde ocular, e que você não pode deixar de fora da dieta! Confira:
Peixes: Ricos em ômega 3 e ácidos graxos, além de serem fontes naturais de vitaminas A, B, D e E, os peixes ainda auxiliam no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Ao consumir este alimento, nossa circulação sanguínea tende a melhorar, recebendo mais oxigênio e o suporte de nutrientes necessários para manter a saúde dos olhos.
Cebola e alho: Por mais que muitas pessoas não apreciem estes alimentos por conta de seus sabores fortes e peculiares, tanto a cebola quanto o alho possuem altos índices de cálcio, fósforo e vitaminas B e C. Além de atuarem como excelentes dilatadores sanguíneos, ainda podem colaborar nas doenças que afetam o fundo do olho.
Legumes, frutas e verduras: Ricos principalmente em vitaminas A e C, os legumes, frutas e verduras são indispensáveis na rotina alimentar, e, no que diz respeito à saúde ocular, ajudam a proteger a mácula, a estrutura ocular responsável pela percepção de cores. A dica é incluir alimentos como brócolis, cenoura, laranja, couve e tangerinas no cardápio.
Azeite Virgem: Aliado importante na prevenção à degeneração macular, o azeite virgem possui altos índices de ômega 3, assim como os peixes. Determinados estudos revelam que o consumo diário 100Ml de azeite extra virgem por semana pode ajudar a prevenir ou até mesmo reduzir a gravidade de patologias oculares.