3 Crenças populares sobre a saúde ocular
Somos cheios de crenças populares sobre os mais diversos assuntos, e com a saúde ocular não seria diferente. Existem uma série de ditos passados de geração em geração que com certeza você já escutou por aí, e, pensando nisso, no post de hoje vamos desmistificar três deles para lhe ajudar a cuidar melhor da visão. Confira!
Se o olho está seco, lave com água corrente
Este é um dos maiores mitos no que diz respeito à saúde dos olhos. O olho seco é uma alteração ocular, onde ocorre uma diminuição das lágrimas, e as causas mais frequentes são as doenças reumáticas. O tratamento inicial é feito com colírio, para lubrificar os olhos e evitar lesões na córnea, e deve ser prescrito pelo médico oftalmologista.
Limão clareia os olhos
O limão é absolutamente contraindicado para o uso ocular, e pode provocar desde irritação nos olhos até úlceras de córnea. No carro de irritação, a recomendação é o uso de colírios antissépticos ou mesmo soro fisiológico. Vale lembrar que em caso de qualquer problema relacionado à saúde ocular é fundamental consultar um oftalmologista.
Anel quente cura terçol
Por fim, uma crença popular muito antiga, mas que só possui valor histórico é a de esquentar um anel e colocá-lo sobre a área cura o terçol. Contudo, isto não passa de mito, e as compressas quentes são muito mais eficazes contra este problema ocular.