Estrabismo: O que é, causas, tratamentos e cirurgia

Caracterizado por uma disfunção no equilíbrio dos músculos dos globos oculares o estrabismo atinge milhares de brasileiros. Apesar de o problema na maioria das vezes não oferecer riscos ao paciente é motivo de constrangimento para alguns, contudo, existem soluções para esse problema. Nesse artigo ajudaremos você a entender melhor o que é o estrabismo, mostrando quais as principais causas, tratamentos disponíveis e também como é realizado o tratamento. Acompanhe:

O que é?

Como citado no início desse artigo o estrabismo se caracteriza pelo desequilíbrio da posição ocular. Nosso olho é composto por seis músculos cada e que devem trabalhar harmoniosamente, ao movermos um olho todos os 12 músculos devem posicionar os dois olhos na mesma posição, a fim melhorar o foque em determinado objeto.

Contudo, pode haver a falha de algum desses músculos e nesses casos os olhos não se movem corretamente para a posição de foque. O estrabismo pode acometer um ou os dois olhos e pode ser definido em três tipos principais, estrabismo divergente, convergente e também vertical.

Causa

Pelo fato dos músculos oculares serem controlados diretamente pelo cérebro o estrabismo na maioria das vezes está relacionado com doenças que afetam esse órgão. Dentre os problemas mais comuns relacionados ao estrabismo estão prematuridade, paralisia cerebral, viroses, traumas cranianos e hidrocefalia. Ainda o problema pode ser causado por origem infecciosa como a meningite, problemas de visão como hipermetropia muito elevada e até mesmo hereditariedade.

Tratamento

O tratamento para correção do estrabismo começa identificado e tratando a origem do problema, por isso quanto antes ser iniciado maiores são as chances de cura. Dentre os tratamentos disponíveis os principais são aqueles que tratam os problemas visuais ocasionados pelo estrabismo, podendo ser recomendado o uso de óculos, colírios e lentes, por exemplo. Já a cirurgia é realizada quando a origem já foi identificada e tratada. Nesses casos o médico irá manipular as estruturas musculares lesionadas para que os olhos voltem a posição normal.

E aí? O que achou do nosso artigo? Não se esqueça de deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários, isso nos ajuda a melhorar o conteúdo que produzimos.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta