Síndrome do Olho Seco: saiba como prevenir e tratar

As doenças visuais estão cada vez mais comuns devido ao estilo de vida que as pessoas têm levado nos últimos anos. O contato direto e ininterrupto das luzes artificiais, a falta do sono saudável no escuro e o não relaxamento do uso da visão durante o dia e noite são os principais problemas.

 

Tudo isso tem criado novas enfermidades, como é o caso da Síndrome do Olho Seco. Confira a seguir o que ela é, como prevenir e de que forma funciona o tratamento dessa doença!

O que é?

A Síndrome do Olho Seco é uma doença que ocorre quando os olhos não estão sendo lubrificados da maneira correta pela falta de produção de lágrimas.

Causas

As principais causas da síndrome são os fatores externos, como o excesso de contato com luz artificial, ar-condicionado, poluição, exposição exagerada ao sol e até ventos fortes. Uma solução prática nessas situações é piscar bastante o olho, porque isso aumenta a produção de lágrimas.

Além desses fatores externos, a Síndrome do Olho Seco também pode ter causa biológica, física, por problemas na produção de lágrimas e outras doenças oculares.

Como prevenir

Para prevenir a doença causada pelos fatores externos, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia. Usar o ar-condicionado por um tempo menor, óculos escuros sempre que for ao sol, piscar o olho com mais frequência e evitar ficar o dia inteiro na frente do computador, celular ou televisão.

Tratamento

Existem vários tipos de tratamento, o mais utilizado é o uso de colírio lubrificantes que deixam o olho “mais úmido “, existem também outros colírios a base de ciclosporina que estimulam a retomada da produção de lacrimas estimulando as glândulas lacrimais, tem pequenos plugs colocados na entrada dos canaliculo lacrimal que ajudam a preservar as lágrimas. Existem também lentes de contato que tratam o olho seco.

A Síndrome do Olho Seco também pode ser sintoma de alguma doença ocular, como é o caso da blefarite. Nessa situação, é preciso tratar a doença para que a síndrome desapareça e os olhos voltem a funcionar normalmente.

Em caso de dúvida sobre a Síndrome do Olho Seco é só deixar o seu comentário aqui embaixo!

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta