Fotofobia: O que é e quais as causas?

A fotofobia é uma condição que pode prejudicar muito a vida de quem sofre com ela. Como sabemos a visão é um sentido muito importante e ter essa habilidade prejudicada por fatores externos pode ser um transtorno e até mesmo oferecer riscos a saúde.

Nesse artigo explicaremos melhor o que é a fotofobia, mostrando também quais as causas que podem levar a essa condição. Acompanhe:

O que é?

A fotofobia é caracterizada pela condição da pessoa sentir desconforto ocular mediante a incidência direta de luz. Quem sofre com ela não consegue manter os olhos abertos em lugares muito iluminados pelo sol e até mesmo em ambientes internos com luzes artificiais intensas.

Ela ocorre pelo fato da retina possuir células fotossensíveis que não suportam a claridade, podendo a incidência de luz causar até mesmo dores intensas. A fotofobia possui diversos níveis de intensidade e em grau leve é considerada normal. Sabe quando olhamos para um luz branca mais forte, como um farol, por exemplo, e sentimos os olhos arderem? Esse é um exemplo de fotofobia que é comum a todos.

Outro exemplo de pessoas que possuem os olhos mais sensíveis a luz são aquelas que possuem olhos claros. A pigmentação do olho ajuda a proteger a retina da luz, portanto, quanto mais escuros os olhos mais protegidos eles estarão.

Quais as causas?

A fotofobia pode ser consequência de alguma doença oftalmológica mais grave e as causas podem ser realmente diversas. Abaixo você confere as principais delas:

Causas oftalmológicas da fotofobia – Doenças relacionadas a córnea, inflamação da íris, conjuntivite, uveíte, neurite óptica, doenças da retina, infecções oculares, blefarite, papiledema e ceratoconjuntivite.

Fatores externos que podem causar fotofobia – Uso de drogas como cocaína, anfetaminas, quinina, vidarabina, fenilefrina dentre outras. Também pode ser causada pelo mal uso de lentes de contato, por intoxicação por mercúrio, resultante de enxaquecas, depressão, meningite, albinismo, botulismo e também tumores.

A fotofobia nem sempre precisa de intervenção médica, nos casos mais brandos da condição e também naqueles em que ela não é consequência de uma doença como no caso do albinismo, basta sempre proteger os olhos com o uso de óculos escuros. Contudo, consultar um médico nos casos de desconforto mais intenso e dores é uma recomendação.

E aí, gostou do nosso artigo? Que tal deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários. Sua participação é muito importante para nós. Também não deixe de curtir e compartilhar com seus amigos.

 

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta